Topo

Josias de Souza

Campos: ‘desviar o foco da CPI é uma agressão’

Josias de Souza

22/04/2014 17h25

De passagem pelo município paulista de Taubaté, o presidenciável Eduardo Campos, do PSB, gravou um vídeo para um jornal local. A certa altura, comentou a intenção do bloco governista de empurrar para dentro da CPI da Petrobras o cartel do metrô de São Paulo e o porto pernambucano de Suape.

"Se o governo quiser investigar qualquer coisa nesse país, tem número de deputados e senadores suficiente para abrir a CPI que quiser", disse ele. "Agora, acho que é um erro, chega a ser uma agressão à consciência nacional, tentar desviar o foco daquilo que é, hoje, a grande preocupação desse país, que é a situação da Petrobras."

Nessa matéria, a posição de Campos coincide com a de Aécio Neves, presidenciável do PSDB. O desejo da oposição está, porém, condicionado à decisão da ministra Rosa Weber, do STF, a quem caberá decidir, num primeiro momento, se a novidade de uma CPI com múltiplos alvos pode ou não prosperar.

Aqui, para quem ainda não leu, entrevista concedida por Campos ao blog no último sábado (19).

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.